- Publicidade -
13.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Colégio Jesus Maria José implanta método desenvolvido por Augusto Cury

- Publicidade -
Personagens ensinam às crianças valores como tolerância e determinação.
Personagens ensinam às crianças valores como tolerância e determinação.

O Colégio Jesus Maria José está implantando uma metodologia inédita em Poços de Caldas. É a “Escola da Inteligência” (EI), desenvolvida pelo psiquiatra e escritor Augusto Cury.

O método é baseado na Teoria da Inteligência Emocional, também elaborada por Cury, e já será utilizado a partir de janeiro, para os alunos do Infantil I até o oitavo ano. Para o autor, essa é uma forma de promover a educação além das disciplinas básicas. “Pense em uma escola em que educar é formar pensadores criativos, ousados, altruístas e tolerantes, e não repetidores de informações”, explica.

- Publicidade -

Por meio de uma hora de aula semanal, com o apoio das famílias dos alunos, a EI desenvolve emoções e inteligência. Os materiais, além dos livros, possuem recursos multimídia. Para as crianças, o áudio estimula a imaginação e a construção de imagens mentais nas histórias. Para os jovens, vídeos que dramatizam os assuntos são exibidos em uma linguagem adequada às faixas etárias.

Na prática, o método melhora o rendimento escolar, fortalece habilidades para a construção de relações sociais saudáveis e administração de conflitos, valoriza a postura empreendedora e criativa, reduz a indisciplina e aprimora as relações interpessoais, além de trabalhar o combate ao bullying e ao uso de drogas.

Para a diretora do Colégio Jesus Maria José, Irmã Maria Vanuza da Silva, essa é uma forma de reforçar o que já é tradicional na instituição. “Nós sempre buscamos ir além e ensinar valores pessoais aos alunos. Agora temos um grande aliado nesse processo. A Escola da Inteligência proporciona amplos resultados, que vão transformar a vida não só dos nossos estudantes, mas também das suas famílias, dos professores e toda a escola”.

Em vídeo, Cury explica o método e dá as boas vindas ao Jesus Maria José.

O método

A Teoria da Inteligência Multifocal, que fundamenta a EI, analisa o funcionamento da mente e os fenômenos que constroem competências e emoções. Além disso, a EI utiliza teorias de renomados pensadores, como Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, a Psicanálise de Sigmund Freud, a Cognitivista de Jean Piaget e a Sociocognitivista de Vygotsky. O pensamento de grandes filósofos, como Sócrates, Platão, Agostinho, Rosseau, Wallon, Volteir, Kant e Hegel, também influencia o método.

Apoio da família

Atualmente, o programa atende diretamente mais de 200 mil alunos brasileiros. Mas os pais também são beneficiados, já que são orientados pessoalmente e ainda recebem um livro com ferramentas práticas. A família passa a ter maior participação na aprendizagem, com utilização de técnicas modernas para educação emocional e melhoria da qualidade de vida.

Colégio Jesus Maria José fica no Centro de Poços.
Colégio Jesus Maria José fica no Centro de Poços.

Serviço

O Colégio Jesus Maria José fica na rua Rio Grande do Sul, 1483, Centro. Mais informações pelo telefone 3722-2021.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!