- Publicidade -
14.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Coordenador do AA conta história de luta contra a bebida

- Publicidade -
dscf66861
Sala do Alcoólicos Anônimos tem diversas mensagens para os frequentadores.

A sala com ambiente escuro e detalhes em azul tem vários anúncios, orações e passos a seguir pregados pelas paredes e em cima das mesas. O principal fundamento das reuniões está em uma placa da mesma cor, com letras garrafais: “Evite o primeiro gole”.

Na parede do fundo, outra mensagem: “Que Deus me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as que posso e sabedoria para distingui-las”.

- Publicidade -

Quem me recebe é José Almir, um ex-usuário de bebidas alcoólicas e hoje coordenador do grupo de Alcoólicos Anônimos Ponto de Apoio, de Poços de Caldas. Com um sorriso no rosto e fala mansa, ele explica sua história com o abuso de bebidas alcoólicas e a recuperação.

“Eu estudei, me formei e nunca tinha tido problemas com bebida. Comecei depois de formado, quando vi já tinha perdido as pessoas mais importantes da minha vida. Eu era casado, tinha uma filha que eu não vi crescer. Conhecer o A.A. foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida”, conta.

- Publicidade -

Apesar de estar sem colocar uma gota de álcool na boca há tempos (ele prefere não dizer o tempo exato), Almir ainda se considera um alcoólatra e aproveita para ressaltar que o não consumo não torna uma pessoa não alcoólatra.

“Fazendo uma comparação bem grosseira, o alcoolismo é como ter diabetes. Você vive a vida inteira com aquilo, mas precisa tratar e se cuidar. Por isso existem pessoas que estão há uma semana, um mês, um ano sem beber que continuam vindo às reuniões, porque ninguém se recupera totalmente. Você não pode voltar a beber, se não se descontrola”.

- Publicidade -

Durante a conversa, Almir aponta várias vezes para os cartazes colados às paredes. “Temos vários mandamentos aqui, os doze passos a se seguir para parar de beber, as orações que fazemos em cada reunião, entre outros”. Ele ainda fala que, para participar das reuniões, a única exigência é que a pessoa tenha vontade de parar de beber.

Mantida com o dinheiro doado dentro do próprio grupo, de forma anônima, a pequena sala localizada no Centro de Poços de Caldas abriga reuniões diárias. Segundo o coordenador, a verba serve para o aluguel, contas de luz e também para o café que servem durante as sessões.

Sobre o Alcoólicos Anônimos

Fundado em 1982, o Alcoólicos Anônimos é uma irmandade mundial de homens e mulheres que se ajudam mutuamente a permanecerem sóbrios. Eles oferecem a mesma ajuda a qualquer um que tenha um problema com a bebida e queira para de beber. Por serem todos alcoólicos, eles tem uma compreensão mutua especial. Sabem como essa doença os atinge – e aprenderam como se recuperar do alcoolismo dentro de A.A.

Em Poços, as reuniões são realizadas de segunda à sexta, das 20h às 22h, sábado das 19h às 21h e domingo das 9h às 11h e das 19h às 21h. A sede do A.A. fica na rua Rio de Janeiro, 16 – Sala 7. O telefone para informações é o 9.9902-0151.

 

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!