- Publicidade -
16.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Hemocentro precisa de doadores com urgência

- Publicidade -
Hemocentro fica na avenida José Remígio Prézia.
Hemocentro fica na avenida José Remígio Prézia.

A aposentada Íris de Paiva Barreto, de 59 anos, nem se lembra quando foi a primeira vez que doou sangue. Mas ela sabe que foi há muito tempo e que desde então não parou mais. “Eu acho necessário ajudar o pessoal. Se eu tenho condições de doar, não custa nada. É tranquilo, cinco minutos e não dói”, conta.

Esse é um caso cada vez mais raro na unidade da Fundação Hemominas em Poços de Caldas. Neste Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, a celebração dá lugar à preocupação. As salas, que deveriam estar movimentadas, cheias de doadores, ficam vazias durante a maior parte do tempo. Para atender à necessidade dos pacientes dos hospitais seriam necessários cerca de 60 doadores diários. Porém, esse número atualmente não passa de 20.

- Publicidade -

A captadora Maria Lauricéia Esteves Carvalho acredita que o principal problema seja o frio, já que nessa época do ano as doações sempre diminuem. A unidade local tem exatos 32.758 doadores cadastrados e se mil deles doassem mensalmente os hospitais poderiam ser atendidos com tranquilidade. Mas a expectativa do Hemocentro é de fechar o mês de junho com apenas 400 bolsas de sangue coletadas.

O sangue que mais falta atualmente é O positivo, apesar de ser o mais comum. “Estamos com um déficit de quase 90% do O positivo. O frio influencia muito, mas caiu mais da metade do comparecimento da semana passada para cá. A demanda dos hospitais não tem queda, continua sendo a mesma, continua precisando de sangue, continua acontecendo acidente, continuam acontecendo cirurgias”, lamenta a captadora.

- Publicidade -

Ela ainda faz um apelo para que mais doadores compareçam. “São retirados 450 ml, um volume que não faz falta nenhuma para o doador mas é a diferença entre a vida e a morte para quem está precisando de sangue. É um medicamento diferente dos outros, o sangue depende da solidariedade do próximo”.

Para doar sangue, o interessado precisa comparecer ao Hemocentro, que fica na avenida José Remígio Prézia, 303. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30, e às quartas também das 16h às 20h. Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos, que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas nem tido hepatite após os 11 anos. Não é necessário agendar a doação, mas quem quiser pode ligar no telefone 155 e escolher a opção oito.

- Advertisement -

 

 

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!