Publicidade

O cartório eleitoral de Poços de Caldas funciona em horário especial até o dia quatro de maio, quando termina o prazo para regularização do título de eleitor. Neste período, o atendimento ocorre também aos sábados, domingos e feriados do meio dia às 18h.

O cadastramento biométrico também pode ser feito, mas não é obrigatório em Poços de Caldas. Os eleitores interessados podem enfrentar uma grande fila, com tempo de espera de até duas horas.

Os principais serviços realizados neste período são de emissão de título, transferência, mudança de nome e regularização. Os eleitores precisam levar comprovante de residência atual e RG, desde que não constem no documento nomes abreviados, inclusive do pai e da mãe do eleitor. Neste caso, é importante levar um documento complementar como certidão de casamento ou nascimento.  Homens que já completaram 18 anos precisam apresentar também o Certificado de Reservista ou comprovante de alistamento militar. Para casos de mudança de nome, é necessário levar certidão de casamento ou averbação.

Os títulos irregulares, para quem deixou de votar nas últimas eleições, precisam ser regularizados. O título é suspenso por três eleições consecutivas sem votação e justificativa e o eleitor precisa pagar multa de três reais por eleição. Se chegar a cinco eleições, o eleitor é retirado da base nacional e precisa passar por um processo mais complexo, que inclui a Receita Federal.

O cartório de Poços de Caldas, com duas zonas eleitorais, fica na rua São Paulo, 653, Centro. Mais informações pelo telefone 3721-0369.

Publicidade
Davison Advogado