- Publicidade -
17.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Greve dos bancários começa na próxima terça

- Publicidade -
Assembleia-Geral-Sintraf-PCR-2-1050x525
Na noite da última quinta (1º), bancários de toda a região votaram a favor do início da greve.

Os bancários vão entrar em greve na próxima terça-feira (6). Foi o que anunciou o Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Poços de Caldas e Região (Sintraf-PCR), na manhã desta sexta-feira (2). Após quase dois meses de negociação, com uma contraproposta de reajuste salarial inferior ao percentual de inflação por parte da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), a categoria decidiu interromper suas atividades por tempo indeterminado, até que haja acordo entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban.

Na assembleia geral, realizada na noite da última quinta-feira (1º), na sede do Sintraf-PCR, os bancários de toda a região votaram, com unanimidade, a favor da paralisação dos serviços prestados nas agências, tanto dos bancos públicos como privados. Na manhã da próxima terça, o sindicato dará início às manifestações em frente às agências bancárias da região. Por enquanto, estão confirmados protestos nas cidades de Andradas, Cássia, Itaú de Minas, Jacuí, Juruaia, Poços de Caldas, Monte Santo de Minas e São Sebastiao do Paraíso. Trabalhadores de outras cidades da região deverão aderir às manifestações no decorrer da próxima semana.

- Publicidade -

Reivindicações

O Comando Nacional dos Bancários, órgão que engloba todos os sindicatos da categoria no país, luta por diversas questões, dentre elas o reajuste salarial de 16%; piso inicial, no setor bancário, de R$ 3.299,66; e também o reajuste de auxílios, como os vales alimentação e refeição; 13ª cesta e auxílio-creche/babá de R$ 788 ao mês, para cada benefício, correspondendo ao valor do salário mínimo nacional vigente.

- Publicidade -

Segundo o presidente do Sintraf-PCR, Agnaldo Alves Viana, a rigidez dos bancos nas negociações poderá provocar graves reflexos no período da greve. “Até o presente momento, os banqueiros não se mostraram dispostos a negociar com a classe trabalhadora, o que é ruim para todos os envolvidos nesta questão. Com uma contraproposta de apenas 5,5% de reajuste em todas as verbas, será impossível chegarmos a um acordo plausível. Caso este entrave persista, poderemos ter greve de 30 a 40 dias, o que seria algo jamais visto na história”, revela Viana.

Alvo da greve

- Advertisement -

O presidente do sindicato ressalta que o objetivo da paralisação é conquistar melhores condições de trabalho aos profissionais da classe, reivindicando dos bancos percentuais de reajustes e benefícios mais dignos ao trabalhador. “Entendemos que toda paralisação afeta diretamente o dia a dia do cidadão, mas a greve é, muitas vezes, a única forma de atrairmos a atenção dos banqueiros aos interesses da classe trabalhadora. Nosso objetivo não é prejudicar as pessoas que precisam dos serviços dos bancos, e sim lutar pelos nossos diretos junto aos banqueiros, que exploram o trabalhador no dia a dia de sua atividade”, declara Viana.

Para mais informações sobre a greve dos bancários, os interessados devem entrar em contato com o Sintraf Poços e Região pelo telefone (35) 3721-9804 ou comparecer pessoalmente à sede administrativa do sindicato, que fica na avenida Santo Antônio, 200, térreo, sala 4. Novas informações estarão disponíveis no site do sindicato, no endereço www.sintrafpcr.org.br.

Fonte: ACS Sintraf-PCR

 

 

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!