- Publicidade -
20.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Prefeitura busca recursos junto ao Ministério do Turismo para reativação do trem turístico

- Publicidade -

A proposta voluntária de contrato de repasse de recursos para a reativação do trem turístico em Poços de Caldas foi cadastrada no Sistema de Informação de Convênios do governo federal. A medida é imprescindível para conseguir os investimentos seguindo os trâmites normais exigidos pela União.

O Sistema só é aberto em determinados períodos na Internet e desta forma, só foi possível fazer o cadastro para devida solicitação no curto período em que ficou aberto, entre 03 e 18 de junho deste ano.

- Publicidade -

O referido cadastro ocorreu a partir do Estudo de Viabilidade Técnica apresentado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, um investimento necessário feito pela prefeitura a fim de dar base ao trabalho. O Estudo é um documento com mais de cem páginas que tratam de quantidades e especificações de materiais necessários, das condições atuais do trajeto, obstáculos pelo caminho e medidas a serem adotadas e os benefícios do empreendimento.

São nove quilômetros de extensão divididos em duas etapas, sendo que a primeira delas segue da Estação FEPASA até próximo à área da PUC, compreendendo quase quatro quilômetros. A análise técnica ainda prevê a doação de dormentes e sugere investimentos federais para as obras que antecedem a colocação dos trilhos.

- Publicidade -

As orientações chegam a todo o processo de operação e ressalta a importância de criar ações como esta que estimulem a vinda de fluxos diferenciados de visitantes, que gerem o aumento da permanência dos turistas e beneficie toda a cidade.

O Ministério do Turismo já investiu, desde 2004, cerca de R$ 20 milhões na implantação de trens turísticos e na recuperação de estações e trechos ferroviários no país. O prefeito Eloísio Lourenço e o Secretário de Turismo, Rômulo Vilela, estiveram em diversas reuniões com representantes do Projeto Poços na Linha, formado por estudantes, pais, profissionais liberais, empresários, em favor da reativação do trem, assim como em visita em outros municípios em que a ação já é uma realidade.

- Publicidade -

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!