- Publicidade -
19.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Gafanhotos invadem as ruas de Poços

- Publicidade -
Insetos encontrados em loja da rua Assis Figueiredo, no Centro de Poços de Caldas.
Insetos encontrados em loja da rua Assis Figueiredo, no Centro de Poços de Caldas (foto: João Araújo/Poços Já)

Há vários registros de invasão de gafanhotos pelo mundo, desde o Antigo Testamento, livro de Joel: “O que o gafanhoto cortador deixou, o gafanhoto peregrino comeu”. O fenômeno está acontecendo em Poços de Caldas desde a semana passada e intriga os moradores locais.

As ruas estão cheias de gafanhotos da família Tettigoniidae, também chamados de “esperança”. De acordo com o pesquisador Paulo Pamplin, da Universidade Federal de Alfenas, campus Poços de Caldas, para determinar a causa e o tempo de duração deste fenômeno seria necessária uma pesquisa aprofundada. Porém, é possível afirmar que gafanhotos tem propensão a apresentar superpopulações de forma inesperada e abrupta.

- Publicidade -

“As causas podem ser diversas, como por exemplo área de monocultura que possa ser alimento para eles e pode facilitar esta proliferação. Realmente seria necessária investigação. O que chama a atenção é que seria muito mais comum encontrar este tipo de evento no período quente, diferente do tempo agora”, informou Paulo, que é doutor em Ecologia e Recursos Naturais.

O livro de Joel relata nuvens de gafanhotos que destruíram plantações inteiras. Em Poços de Caldas o problema não chega a ser tão grave. O pesquisador ainda conta que existiram relatos de superpopulações de gafanhotos em diversos locais do planeta, como África e Austrália. Atualmente ainda ocorre em outros pontos  do sul de Minas. “Em conversa com um colega biólogo da UNIFAL de Alfenas, ele também relatou que lá está acontecendo a mesma situação”, disse o pesquisador.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!