- Publicidade -
16.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Índice de atendimento na Educação Infantil em Poços é superior ao nacional, aponta MEC

- Publicidade -

Para colaborar com os municípios no planejamento de estratégias educacionais, o Ministério da Educação disponibilizou indicadores em relação ao cumprimento das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) nos âmbitos federal, estadual e municipal. Na Educação Infantil, primeira meta do PNE, o atendimento em Poços de Caldas é de 93,4% para crianças de quatro e cinco anos. No Brasil, o índice é de 81,4% e no estado de Minas Gerais, de 80,9%.

“Nesta faixa etária, acreditamos que para alcançar a meta de 100%, será preciso buscar essas crianças, já que não temos esta demanda no cadastro”, destaca a secretária de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado. O resultado do município é superior a cidades da região, como Varginha (86%), Pouso Alegre (87,9%) e Alfenas (87,4%).

- Publicidade -

Os indicadores divulgados pelo MEC têm por objetivo orientar a revisão do Plano Municipal de Educação. Os índices demonstram avanços importantes em relação à Educação Infantil em Poços de Caldas, dentro da Educação Básica, que é de responsabilidade dos municípios.

Ainda na Meta I, que diz respeito ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos, Poços de Caldas também apresenta índice superior ao nacional e ao estadual e também o melhor desempenho entre as cidades da região. O índice desejável é de 50% de atendimento até 2024. O Brasil atende hoje 23,2%, Minas Gerais tem 21,2% de atendimento, Varginha tem atendimento de 23,5%, Pouso Alegre tem 31,2%, e Alfenas atende 31,4%. Em Poços de Caldas, o atendimento nesta faixa etária é de 42,3%.

- Publicidade -

Os indicadores colaboram no processo de revisão do Plano Decenal Municipal de Educação, que está sendo realizado desde o ano passado, em parceria entre o Fórum Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Educação. As propostas de revisão serão encaminhadas para a Câmara Municipal em junho deste ano, conforme determina a Lei 13.005/14 (Plano Nacional de Educação).

“Estes índices demonstram a preocupação do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço com as crianças e com suas famílias, valorizando esta etapa tão importante da Educação Básica”, enfatiza a secretária de Educação. Nos próximos dias, as redes pública e particular, em todas as modalidades e etapas da educação, discutirão as metas e estratégias em relação a valorização dos trabalhadores da Educação, finalizando a revisão democrática do Plano Municipal de Educação.

- Advertisement -

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!