- Publicidade -
16.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Situação da dengue no município está sob controle

- Publicidade -
Agentes percorrem residências no trabalho de enfrentamento e prevenção.
Agentes percorrem residências no trabalho de enfrentamento e prevenção.

A situação da dengue em Poços de Caldas está sob controle, mas o alerta continua por conta da situação dos municípios da região, da situação atual de Minas Gerais e do estado de São Paulo e da grande população flutuante no município. A cidade tem hoje 70 casos confirmados da doença.

Desses, apenas 12 são autóctones, ou seja, contraíram a doença no próprio município. Os outros 58 são importados. Já os casos notificados somam 510, sendo que 157 foram negativos e 283 aguardam o resultado para confirmação.

- Publicidade -

“Apesar da situação da dengue no município estar estabilizada e dentro do controle da Secretaria Municipal de Saúde, a população precisa continuar com as ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor, já que o quadro é bastante complicado nos municípios limítrofes de Poços de Caldas”, ressalta a secretária de Saúde, Fátima Livorato. Ela informa que 87% dos focos do mosquito estão dentro das casas, daí a relevância da parceria com os moradores.

Em Andradas, por exemplo, de acordo com a Referência Técnica de Dengue da SRS/Pouso Alegre, os casos confirmados já chegam a 350. Nos municípios paulistas de Águas da Prata e São João da Boa Vista há, respectivamente, 223 e 968 casos confirmados da doença, com dados até o dia 04 de maio.

- Publicidade -

Controle e enfrentamento

O trabalho de controle e enfrentamento dos agentes de endemias prossegue e a participação dos moradores é fundamental. “Por isso, é muito importante a divulgação e a orientação para que todos possam combater o mosquito transmissor da dengue, em ações realizadas diariamente nas suas casas”, destaca o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Lago.

- Advertisement -

As ações de controle abrangem a continuidade dos trabalhos de campo com visitas periódicas em todos os imóveis, iniciativas de educação nas escolas e realização de mutirões de limpeza. O próximo acontece no dia 30 de maio, no bairro Dom Bosco.

A secretária de Saúde destaca o trabalho articulado de combate, realizado em parceria com outros setores da Prefeitura, como a Secretaria de Serviços Públicos, de Educação e de Comunicação Social. Ela informa que o município contratou emergencialmente mais dez agentes de endemias para recomposição do quadro e cobertura de toda a cidade.

Aliado

Um aliado no trabalho é o serviço de Cata-treco oferecido pela Prefeitura, que tem por objetivo recolher objetos como móveis velhos e objetos sem uso. O caminhão da Prefeitura vai até o local e recolhe os objetos para descarte, como móveis velhos, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos grandes, entre outros.

O material é separado e o que pode ser reformado e reaproveitado é encaminhado a entidades beneficentes ou comunidades carentes. Já o que não pode ser aproveitado é enviado às cooperativas de reciclagem. O serviço é descentralizado e cada região tem um telefone próprio para agendamento (Centro: 3697-2070; Zona leste: 3697-2188; Zona oeste: 3697-2073; Zona sul: 3697-2319).

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!