- Publicidade -
15.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Eventos homenageiam centenário de morte Pedro Sanches

- Publicidade -
DSC_2598
Durante a “Semana Pedro Sanches”, será publicada a primeira edição do jornal “O Patrimônio”

Um dos personagens que mais contribuíram para o estudo das águas sulfurosas e para o desenvolvimento de Poços no final do século XIX e início do século XX será homenageado na “Semana Pedro Sanches”. O evento foi apresentado durante uma entrevista coletiva, na tarde desta sexta (24). O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço destacou a relevância do resgate histórico proposta pela iniciativa. “É muito importante que a gente conheça e que a gente leve o conhecimento da história de Poços de Caldas para a nossa população. Falar sobre os 100 anos do Dr. Pedro Sanches é falar sobre 100 anos de história do nosso município. É falar também sobre uma questão que nos diferencia dos outros municípios, que é a questão das águas termais. Fazendo este resgate, transmitimos a história para as nossas futuras gerações”.

Durante a semana, será publicada a primeira edição do jornal “O Patrimônio”, uma inciativa da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento, da Secretaria de Planejamento.  “Esta primeira edição é em homenagem ao Dr. Pedro Sanches, com vários artigos de qualidade, falando sobre a história de vida dele. A ideia é que cada tema relevante sobre o patrimônio cultural de Poços a gente possa fazer uma nova edição e que isso se torne uma coleção para os estudiosos, interessados da área e para as crianças das escolas, que com o tempo poderão conhecer e se reconhecer na história da cidade”, destacou  a coordenadora de Patrimônio Construído e Tombamento, Letícia Siqueira Loiola.

- Publicidade -

 

Pedro Sanches de Lemos

 

Pedro Sanches de Lemos foi o grande promotor das águas de Poços de Caldas desde por 1873 tornando-se elo nas relações e interesses dos coronéis da vila e os governantes de Minas Gerais.

Foi grande visionário da época depois de formar-se médico no Rio de Janeiro, mudou-se para Poços de Caldas e iniciou um estudo pioneiro sobre as águas e passou a atender na cidade. É de Dr. Pedro também o primeiro texto historiográfico de maior relevância sobre Poços e muito contribuiu para tornar a cidade referência turística e local procurado para o bem estar.

Por volta de 1900 viajou para a Europa para trazer experiências para a formação de uma vila balneária moderna no Brasil.

Por sua influência e erudição recebeu, por exemplo, a visita de D. Pedro II, quando da inauguração, em 1886, do ramal de Caldas da estrada de ferro da Mogyana. “Ele faz um pacto pra ele mesmo que bastava morar em Poços de Caldas para ter direito à consulta gratuita dele. Quando não existia caminhos, ia para as fazendas à procura das pessoas que precisavam de algum tratamento. Ele atuou não só como médico. Buscou soluções urbanísticas e acabou influenciando escrevendo sobre Poços de Caldas em grandes jornais de circulação nacional. Ele foi esse elemento que ajudou a pensar o turismo, a cidade e a medicina quando nada existia. É considerado o pai da crenologia, o pai do uso de águas medicinais no Brasil. Alguns países também o reconhecem pela sua importância. Encontramos documentos que mostram que ele recebeu do Rei da Suécia e da Noruega uma comenda pela contribuição científica que ele teve”, lembrou o historiador Roberto Tereziano.

 

Confira a programação

 

Dia 27 de abril

 

18h30 – Solenidade “in memoriam” dos 100 anos de morte do Dr. Pedro Sanches

Local: Monumento ao lado do Palace Hotel

 

19h30 – Palestra “O Herói e suas Circunstâncias”, pelo professor de Antropologia, Stelio Marras

Lançamento da Revista “O Patrimônio”

Local: Thermas Antônio Carlos

 

Dia 28

Exposição: Pedro Sanches: “O Homem e o Mito”

Local: Museu

Horário: Terça a sábado das 12h às 18h / Domingo: Das 8h as 14h

 

Dia 29 de abril

 

15h – Mesa Redonda “A Água e sua função terapêutica no corpo humano”, com a presença de médicos e fisioterapeutas das Thermas

Local: auditório das Thermas Antônio Carlos

 

De 27/04 a 02/08  Exposição “As Águas Termais de Pedro Sanches de Lemos – Fotografia e Memória, no hall das Thermas Antônio Carlos

 

 

*A partir do dia 8 de maio, todas as sextas-feiras, às 13h30, haverá visitas guiadas com saída das Thermas Antônio

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!