- Publicidade -
17.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Projeto promove inclusão de alunos com deficiência

- Publicidade -
Profissionais da educação participam de oficinas sobre o tema
Profissionais da educação participam de oficinas sobre o tema

Promover a inclusão de alunos com deficiência física nas unidades municipais de Ensino. Este é o objetivo do projeto desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP).

O trabalho da ADEFIP tem por objetivo apoiar as atividades nas unidades de ensino, com crianças e adolescentes deficientes físicos com sequelas neuromotoras. As escolas e centros de educação infantil recebem suporte de uma equipe multidisciplinar formada por psicopedagogas, pedagogas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas, assistente social, enfermeira, educadores físicos e médico fisiatra. A meta é promover o atendimento clínico e em grupo, facilitando a permanência de crianças e adolescente nas escolas regulares, em condições que esses alunos sejam de fato incluídos.

- Publicidade -

“A Secretaria Municipal de Educação tem trabalhado ativamente na implementação da educação inclusiva e considera extremamente necessário trazer para o contexto escolar a discussão sobre como receber adequadamente o aluno com deficiência física. Ao receber este aluno, muitas situações diferentes deverão aparecer para os profissionais que atuam nas unidades escolares”, ressalta a secretária de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado.

Em 2014, foram atendidos mais de 90 alunos da rede municipal, com mais de 200 assessorias. O desenvolvimento do trabalho conta também com assessoria técnica dos profissionais da educação. Em 2014, foram realizados cursos de formação para Auxiliares de Educação Inclusiva, oficinas no Seminário de Educação Inclusiva, com a participação de mais de 60 municípios sendo Poços de Caldas o município sede, e oficinas no PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa) para as professoras que atuam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!