- Publicidade -
17.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

DME Distribuição é considerada a 2ª melhor concessionária de energia elétrica de menor porte do país

- Publicidade -

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou na quinta-feira (5) dados sobre o fornecimento de energia elétrica no Brasil e ranking da qualidade do serviço prestado pelas distribuidoras de energia elétrica do país.

De acordo com os índices apurados, no ano passado, pela segunda vez consecutiva, registrou-se uma melhora significativa no DEC Brasil (Duração Equivalente de Interrupção), que caiu 39 minutos em relação ao ano anterior, alcançando 17,61 horas. O DEC indica o número médio de horas que os consumidores ficaram sem energia durante o ano. Além disso, segundo a ANEEL, houve também a diminuição do FEC (Frequência Equivalente de Interrupção), que demonstra quantas vezes em média houve interrupção no fornecimento de energia, que desta vez foi de 9,94 vezes, contra 10,49 registrados em 2013.

- Publicidade -

Para o ranking, foram avaliadas todas as concessionárias de distribuição de energia elétrica do país, divididas em dois grupos conforme o porte da empresa, no período de janeiro a dezembro de 2014. Ao todo, 36 concessionárias de distribuição são consideradas de grande porte, com o mercado faturado anual de energia maior que 1 TWh (terawatt hora), sendo 27 concessionárias consideradas de menor porte, com o mercado faturado anual menor ou igual a 1 TWh.

Assim, no mercado das empresas de maior porte, as melhores colocadas foram: Companhia Luz e Força Santa Cruz (CPFL Santa Cruz, SP), Companhia Energética do Ceará (Coelce) e Companhia Energética do Maranhão (Cemar). A maior evolução quando comparada a 2013, foi apresentada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig-D), com um avanço de dez posições. As três piores foram a Companhia Energética de Goiás (Celg-D), em 36º lugar, a Companhia Energética de Alagoas (Ceal), em 35º, e a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), em 34º. A concessionária que mais regrediu foi a Distribuidora Gaúcha de Energia (AES SUL), que apresentou um recuo de 12 posições em relação a 2013.

- Publicidade -

Já no mercado das empresas de menor porte, as três melhores foram: Força e Luz Coronel Vivida (Forcel, PR), DME Distribuição S.A – DMED e a Empresa Força e Luz João Cesa (EFLJC, SC). Neste grupo, a distribuidora que mais evoluiu foi a Energisa Nova Friburgo (ENF, RJ), com um avanço de nove posições comparado com 2013. As três piores foram a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), em 27º lugar, a Iguaçu Distribuição de Energia Elétrica (Ienergia, SC), em 26º, e as Centrais Elétricas de Carazinho (Eletrocar, RS), em 25º. A que mais regrediu nesse período foi a Empresa Luz e Força Santa Maria (ELFSM, ES), com recuo de nove posições.

O ranking é um instrumento que permite as concessionárias uma auto avaliação e a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço. E para a DMED é motivo de satisfação, já que foi registrada uma melhora de cinco posições em relação a 2013, quando ficou em 7º lugar. “Essa avaliação é feita com base na comparação dos valores apurados de DEC e FEC pelas concessionárias em relação aos limites estabelecidos pela ANEEL. Isso significa dizer que a nossa média de horas sem energia e de queda no fornecimento é muito baixa. Por isso, é motivo de orgulho para nós que a DMED esteja entre as melhores empresas. Nosso objetivo é melhorar os índices a cada ano, garantindo ao consumidor a prestação de um serviço dentro dos padrões definidos pelo órgão regulador”, afirma João Deom Pereira, Diretor Superintendente da DME Distribuição.

- Advertisement -

O ranking completo está disponível no site da ANEEL.

Fonte: DME Distribuição

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!