- Publicidade -
13.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Horário de Verão começa neste domingo

- Publicidade -
A DME Distribuição espera uma redução de 0,5% no consumo de energia elétrica
A DME Distribuição espera uma redução de 0,5% no consumo de energia elétrica

Tem início à meia-noite deste domingo (20) o horário brasileiro de verão, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. O período encerra-se em 16 de fevereiro de 2014, com 118 dias de duração.

 O horário de verão tem o objetivo de economizar energia durante a primavera e o verão, quando em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, o que permite aproveitar melhor a luz natural. Assim, ocorre uma redução na concentração do consumo de energia elétrica no horário considerado de pico, das 18h às 21h.

- Publicidade -

 Em Poços de Caldas, a demanda retirada de ponta é da ordem de 2,9 MW (mega watts), o suficiente para atender 2 mil residências. Em termo de energia, a DME Distribuição espera uma redução de até 0,5% no período de vigência do horário de verão

A necessidade de demanda de potencia no Sistema Interligado Nacional é de aproximadamente 75 mil MW e no horário de verão verifica-se uma redução de 3 mil MW, potência suficiente para atender uma cidade com 6,5 milhões de habitantes. De acordo com Operador Nacional do Sistema (ONS) o horário de verão 2012/2013, gerou redução de 4,5% na demanda e 0,5% no consumo de energia durante todo o período. “Pode parecer pouco, mas essa economia reduz a necessidade de abaixamento dos níveis de reservatórios das usinas hidrelétricas e evita maior acionamento de usinas térmicas, que por sua vez impacta positivamente nas tarifas de energia” comenta Alexandre Afonso Postal, Diretor Técnico da DMED.

- Publicidade -

O decreto nº 6558, assinado em 2008, estabeleceu que o horário de verão deve ter início sempre no terceiro domingo do mês de outubro,  e retornar ao horário normal no  terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. No ano em que o término coincidir com domingo de carnaval, o encerramento deverá ocorrer no domingo seguinte.

Fonte: ACS DME Distribuição

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!