- Publicidade -
23.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Concurso de Qualidade de Café

- Publicidade -
Concurso valoriza os cafés especiais
Concurso valoriza os cafés especiais

Recentemente, conversando com um professor de Viçosa que visitava Poços de Caldas, disse que no município estávamos fazendo um grande trabalho de melhoria da qualidade dos Cafés através da realização, anual, de concursos de qualidade.

Esse professor, muito conhecedor do assunto e também muito bom de prosa, esticou a conversa falando da importância dos concursos sejam eles quais forem. Dizia ele “nos Estados Unidos existem concursos de tudo, para ver quem come mais, quem é melhor aluno, quem é a melhor líder de torcida, quem produz a abóbora maior, quem tem o porquinho mais adestrado, etc…”. E ele concluiu sua frase dizendo: “nesses concursos é possível encontrar talentos”.

- Publicidade -

 Nesse sentido o concurso de qualidade dos Cafés de Poços de caldas vem alcançando seu objetivo. Na 6° edição o evento já conseguiu descobrir mais de 10 produtores que fazem cafés considerados especiais. Não são necessariamente grandes produtores, cafeicultores familiares já conquistaram a premiação com seus cafés.

Além disso, outro objetivo alcançado foi a de promoção dos cafés de Poços de Caldas, com a quantidade de parceiros interessados em colocar suas marcas no evento, apoiando, patrocinando e divulgando os cafés de Poços de Caldas, a sexta edição já mostra muito bem mais essa vitória.

- Publicidade -

Finalmente um desafio ainda constante, mas que vem apresentando resultados consideráveis, é a diferenciação dos cafés de Poços de Caldas. Por isso entenda-se a valorização, ou seja, com o concurso o que mais o produtor espera é ver seu produto valorizado na hora da venda. E isso foi possível na última edição, com cafés comercializados a preços superiores a mil reais a saca. Porém essa valorização vai além, compradores passam a vir às propriedades do município negociar cafés especiais mesmo fora do concurso, mostrando que o valor já está sendo perceptível. São vários os casos de produtores que conseguiram boa colocação nas edições anteriores e que hoje contam com clientes, nacionais e internacionais.

Tudo isso nos leva a entender que os americanos, com seus costumes estranhos, estão com a razão, valorizar os concursos e instigar a competição é sim um grande negócio.

- Publicidade -

Dito isso convido a todos os interessados para comparecer à final do Concurso dos Cafés de Poços de Caldas no dia 28 de setembro, sábado. O evento acontecerá das 08:00 às 18:00 com prova de cafés, palestras, estandes, leilão e lógico mais de muita prosa.

*O autor é coordenador da divisão de Fomento Agropecuário da Prefeitura de Poços, professor universitário, consultor em gestão sustentável do agronegócio, técnico agrícola e administrador especialista em Cafeicultura Sustentável. Também foi, por três anos, diretor do programa Mídia Rural da TV Poços.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!