- Publicidade -
24.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Jornada Mineira do Patrimônio Cultural tem início

- Publicidade -
Espetáculo “Cânticos Negros”, da cantora Jesuane Salvador, abriu o evento
Espetáculo “Cânticos Negros”, da cantora Jesuane Salvador, abriu o evento

Foi aberta oficialmente, na noite da última sexta-feira (6), a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural 2013. Esta é terceira vez que o município participa do evento, coordenado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA). A solenidade de abertura, realizada no Espaço Cultural da Urca, foi seguida pelo show “Cânticos Negros”, da cantora Jesuane Salvador, dentro da temática da jornada para este ano.

A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural realiza ações simultâneas em todo o estado, com o objetivo de promover o patrimônio cultural de Minas Gerais. A meta é que as atividades mobilizem todos os cidadãos para compreender o importante papel que esses agentes culturais desempenham na construção da história social e da nossa memória.

- Publicidade -

O diretor do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, João Alexandre Moura, traçou um panorama das atividades desenvolvidas pelo departamento desde janeiro. “Concedida como uma grande celebração, a Jornada procura atuar na transmissão dos valores culturais, na valorização de sua diversidade e, principalmente, levar a sociedade a ter um papel mais ativo na preservação da memória”, explicou Moura. “Em Poços de Caldas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e do Departamento de Cultura, aderiu à Jornada, buscando valorizar a cultura afro-brasileira, tema deste ano, integrar a política estadual do ICMS Cultural e promover o rico patrimônio cultural do município”, completou.

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço ressaltou o brilhantismo do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Departamento de Cultura. “Podemos dizer, sem dúvida nenhuma, que estamos fazendo a diferença no setor cultural”, afirmou. “Espero que possamos continuar assim, fazendo da cultura e da arte instrumentos para levar felicidade às pessoas”, destacou. O vice-prefeito Nizar El-Khatib e a primeira-dama Cláudia Luciana de Oliveira Lourenço também prestigiaram a abertura do evento.

O tema estabelecido pelo IEPHA em 2013 é “Griôs: a Jornada dos Mestres de nossa cultura”. Os griôs, originários da África, são guardiões da memória e da história oral de um povo, sempre respeitando os seus ancestrais. A ideia é resgatar estas pessoas dentro de cada comunidade, valorizando a presença dos grandes mestres de nossa cultura.

Programação
Entre os destaques da programação da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural está a comemoração dos 50 anos do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, no dia 26 de setembro, com o objetivo de resgatar a importância histórica do centro. Uma roda de conversa, a partir das 19h, na Biblioteca Centenário, marca o cinquentenário, refletindo sobre a contribuição cultural da instituição.

Até 29 de setembro, acontece a Exposição Fotográfica “Valei-me São Benedito”, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. No dia 24 de setembro, na Urca, com entrada franca, às 14h, será apresentado o espetáculo “Além da Lenda”, da Dell’Arte Companhia Teatral. Através de contação de histórias, o espetáculo resgata as lendas de Poços de Caldas, citadas no livro Memórias Históricas de Poços de Caldas, um tributo cultural a saudosa Nilza Botelho Megale e uma viagem ao patrimônio de Poços e ao folclore sulfuroso.

No dia 27 de setembro, no Museu Histórico e Geográfico, acontece a 7ª Primavera dos Museus, com a palestra “O sabor africano”, às 19h, com a professora Maria José de Souza (Tita), seguida de degustação de comida típica africana. Às 20h30, haverá apresentação do maracatu do Grupo Congo de Ouro, na Praça do Museu.

Já no dia 28 de setembro, na Urca, com entrada franca, será apresentado o espetáculo “O Malefício da Mariposa”, da Ave Lola Espaço de Criação (Curitiba/PR), às 20h, dentro do Programa Palco Giratório/ Rede Sesc de Intercâmbio de Difusão de Artes Cênicas.

No domingo, dia 29 de setembro, no Parque José Affonso Junqueira, a partir das 8h30, acontece o Ciclo Sesc, um passeio ciclístico pelos atrativos patrimoniais de Poços de Caldas.

Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!