- Publicidade -
18.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Exposição de correspondências trocadas com todos os países da Europa tem início neste sábado em Poços de Caldas

- Publicidade -
Colecionador é natural de Pouso Alegre
Colecionador é natural de Pouso Alegre

Do hobby de trocar correspondências e selos com amantes da filatelia de todo o mundo nasceu, despretensiosamente, a exposição “Da Europa para um só destino”, do colecionador Edvaldo Allan Resende Araújo. Há muitos anos, o filatelista compra, vende e troca selos, mas somente no início deste ano, descobriu que possuía correspondências de todas as regiões da Europa que foram endereçadas para um só destino: a ele mesmo.

Desde adolescente, Allan tem o gosto pela filatelia, que foi interrompido por um bom tempo. Foi em 2002 que Allan retomou seu hobby, dando início a sua coleção, até então modesta, que hoje conta com um acervo extenso de selos e envelopes. E serão estes envelopes os grandes protagonistas da mostra, que procura retratar cada país pertencente à Europa (50 ao total), mais algumas ilhas e territórios ainda não independentes, mas que emitem selo postal.

- Publicidade -

A coleção será apresentada em grandes painéis negros. Cada um deles retrata um país e é possível ver sua localização em um mapa da Europa, bem como conhecer uma breve descrição, sua bandeira e o envelope correspondente. De todas as partes do continente europeu, a exposição traz correspondências de países já tradicionais como Alemanha, França e Reino Unido; passando pelas novas nações decorrentes da dissolução da Iugoslávia (Sérvia, Montenegro etc); micropaíses como Andorra, Malta e Liechtenstein; até localidades bem desconhecidas do público como Nagorno-Karabakh – uma pequena etnia incrustrada nas montanhas do Azerbaijão.

Para o colecionador, esta é uma grande conquista pessoal. “Será uma verdadeira aula de geografia, história e artes para os visitantes, que com a ajuda de um mapa podem conhecer diferentes lugares do continente europeu. Espero também despertar o interesse pela arte do colecionismo em crianças, jovens e adultos”, comenta.

Na abertura da mostra, no sábado, às 10h, será lançado um selo personalizado da exposição, confeccionado pelo artista gráfico e membro do Clube, o filatelista Lucius de Oliveira.

A organização do evento está a cargo do Clube Filatélico e Numismático de Poços de Caldas e conta com o apoio dos Correios, através da Agência Filatélica de Poços de Caldas, e da Sulminas Gráfica e Editora.

Serviço

A abertura da exposição acontece sábado (31/08), às 10h, na agência central dos Correios de Poços de Caldas, à Rua Prefeito Chagas, 221, 2º piso. O público pode conferir a mostra até 31/12, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Edvaldo Allan Resende Araújo

Allan, de 59 anos, é natural de Pouso Alegre e há 30 anos mora em Poços de Caldas. Graduado em Ciências Contábeis, além de ter atuado na área, representou importantes marcas de softwares no Brasil e Japão. Hoje, trabalha no ramo de importação.

Como colecionador de selos, vem se especializando nas temáticas “Maçonaria” e “Lions Clube”, entidades a que pertence há muitos anos.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!