- Publicidade -
24.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Obesidade em cães e gatos

- Publicidade -

cão-obeso-500x326Desde que os animais começaram a ser domesticados eles sofrem influências dos seres humanos, inclusive em seus hábitos alimentares. Na natureza, em seu habitat natural, nunca observamos animais com peso em excesso. Os que são considerados mais gordinhos são aqueles que precisam manter uma reserva de gordura para sobreviver a baixas temperaturas, como focas e ursos polares. Comer além do necessário é uma característica humana. Porém, os animais que convivem conosco acabam adquirindo muitos dos nossos hábitos e isso faz com que o índice de obesidade entre cães e gatos cresça cada vez mais. A culpa desse problema é exclusivamente nossa. Mais de 70% dos proprietários oferecem alimentação extra à ração, são petiscos e um pedacinho disso ou daquilo para que o “pobrezinho” do nosso bichinho não passe vontade.

Aliado ao excesso de alimentação, temos um outro vilão que é o sedentarismo. Com as rotinas pesadas de trabalho em grandes cidades fica difícil chegar em casa e ter ânimo para levar seu amiguinho para passear ou mesmo brincar com ele de uma forma mais ativa, que gaste mais energia.

- Publicidade -

Outros dois fatores que podem causar a obesidade são a predisposição genética, sobre a qual não temos como modificar, e a castração, que é muito importante para favorecer a saúde dos animais e o controle populacional.

Já faz algum tempo que gordura parou de ser sinônimo de saúde. Sabemos que existem muitas doenças causadas ou agravadas pela obesidade. Esse não é mais um problema exclusivo das pessoas. A obesidade pode favorecer o aparecimento de doenças metabólicas como a diabetes, problemas respiratórios e cardiovasculares, além de agravar os sintomas de artroses e outros problemas osteo-articulares.

- Publicidade -

A prevenção ainda é o melhor remédio. Então, se você tiver dúvidas de como manter sua animal no peso ideal, peça ajuda a um médico veterinário sobre a alimentação e os exercícios que seu pet necessita.

*A autora é médica veterinária

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!