- Publicidade -
16.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Poços de Caldas pode contar com curso de medicina

- Publicidade -

Poços de Caldas tem chances reais de receber um curso de Medicina, no campus local da Pontifícia Universidade Católica (PUC). A informação foi confirmada pelo prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, no final da tarde desta quarta-feira (21). A implantação do novo curso é um anseio da comunidade regional e conta com o apoio da administração municipal.

Na última terça-feira (20), o diretor acadêmico da PUC Poços, Márcio Leandro Gonçalves, participou da audiência pública 01/2013, realizada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, no Ministério da Educação, em Brasília, que teve por objetivo divulgar os novos procedimentos para autorização de funcionamento de curso de medicina por instituições privadas.

- Publicidade -

“A informação que nós temos é que Poços de Caldas está inserida entre os 60 municípios com possibilidade de receber novos cursos de Medicina. Isto não foi oficialmente divulgado. Falta, ainda, a chancela do Governo Federal. A decisão final passa pela presidência da República e, caso se confirme, teremos a oportunidade de contar com um curso de Medicina. Continuamos com o trabalho junto ao Governo Federal para que esta conquista se concretize”, destacou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.

O pró-reitor da PUC, Iran Calixto Abrão, reiterou que a instituição aguarda a definição do Ministério da Educação. Segundo ele, ainda não há um prazo definido para o anúncio final, mas a decisão deve ser breve. “Esperamos que Poços de Caldas seja contemplada”, afirmou.

- Publicidade -

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço pontuou que este passo decisivo dependia de uma articulação política. “Quando acionados pela PUC, que tem o desejo de se tornar a sede de um curso de Medicina em Poços, imediatamente fizemos contato com os deputados Geraldo Thadeu (PSD/MG) e Odair Cunha (PT/MG), que estão empenhados nesta ação, e também enviamos interlocutores do nosso governo para conversas no Ministério da Educação, para que o município estivesse entre as cidades escolhidas”, explicou.

O pró-reitor da PUC informou que a instituição já conta com curso de Medicina no município de Betim e que, caso o curso em Poços de Caldas seja aprovado, terá o mesmo projeto pedagógico já implantado, que obteve nota máxima em avaliação do MEC.

- Advertisement -

“Solicitamos ao prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, enquanto presidente do Cismarpa (Consórcio Intermunicipal de Saúde Microrregião do Alto do Rio Pardo) que levasse aos municípios que integram o consórcio a possibilidade de parcerias entre as Prefeituras e a instituição, já que o curso é voltado para o Sistema Único de Saúde”, ressaltou Abrão. Ele fez questão de enfatizar que o curso de medicina é uma demanda de toda a região.

Já o professor Márcio Leandro Gonçalves, que participou da audiência no MEC, informou que a implantação dos novos cursos de Medicina obedecerá as seguintes etapas: as universidades interessadas deverão aguardar a divulgação da lista de municípios pré-selecionados, posteriormente, deve haver a adesão do gestor do SUS no município e, por último, haverá um chamamento público para a manifestação de interesse das instituições de ensino e seleção das que obedeceram aos critérios estabelecidos pelo Governo Federal.

Saúde e Educação
O Ministério da Educação mapeou 60 municípios que têm condições necessárias para ofertar vagas de graduação em Medicina. O MEC também apresentou novas regras para a abertura dos cursos. As iniciativas integram a Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas, vinculada ao Programa Mais Médicos. O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço avalia que a ampliação na oferta de cursos de Medicina propicia o aumento de oportunidade para todos que têm interesse em seguir a carreira médica, além de se apresentar como solução para o problema da falta de médicos no SUS. “Com isso, juntam-se duas políticas: de educação e de saúde”, analisou.

Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!