- Publicidade -
20.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Comércio Justo/ Fair Trade e o agronegócio

- Publicidade -

Com o título de primeira cidade de comércio justo do Brasil, Poços de Caldas planta uma semente que com certeza dará bons frutos para os agricultores familiares do Brasil e do Mundo. Porém, como um bom agricultor deve saber, uma árvore demora a frutificar, assim como os resultados, o retorno sobre um investimento. Mas um bom agricultor também sabe que durante esse período da semeadura até a colheita dos primeiros frutos é preciso cuidar muito bem da planta, para que ela cresça e se fortifique, garantindo uma colheita satisfatória.

Usando essa metáfora gostaria de compartilhar com você o sentimento que tenho sobre a campanha Poços Comércio Justo. Embora sejamos todos brasileiros e não acreditemos em investimento de longo prazo e buscamos resultados imediatos, o comércio justo é como uma planta que dará frutos, mas precisa de cuidados.

- Publicidade -

Quando do lançamento da campanha, muitos acreditavam estar presente no início de algo grande, que no futuro poderiam dizer: “eu fiz parte disso, eu estava lá”. Pensando dessa forma, cada um de nós podemos ainda continuar a cuidar dessa semente, divulgando, conhecendo, consumindo e compartilhando o Fair Trade.

Recentemente uma aluna de graduação da UNESP de Franca esteve em Poços de Caldas fazendo um trabalho voluntário para ajudar a aumentar a divulgação do conceito de cidade de comércio justo. Como resultado foi lançado o site da campanha municipal, ou seja, um resultado positivo de um trabalho voluntário sobre o tema.

- Publicidade -

Porém isso é só o começo. Estamos cuidando da planta que ainda está germinando e que com certeza trará frutos como: criar e desenvolver a demanda por produtos Fair Trade, criar e desenvolver a demanda de empresas por produtos mais sustentáveis, criar e desenvolver o voluntariado e o engajamento por questões sociais.

A mensagem do comércio justo é simples: “você pode contribuir para um mundo mais justo, privilegiando produtos sustentáveis, com um selo que garanta essa sustentabilidade”. Queremos transmitir essa mensagem em Poços de Caldas.

- Advertisement -

No final, esse movimento irá transbordar a fronteira de Poços de Caldas e estará presente em todo o país, garantindo grande demanda e negócios para diversas organizações Fair Trade Brasil afora.

*O autor é coordenador da divisão de Fomento Agropecuário da Prefeitura de Poços, professor universitário, consultor em gestão sustentável do agronegócio, técnico agrícola e administrador especialista em Cafeicultura Sustentável. Também foi, por três anos, diretor do programa Mídia Rural da TV Poços.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!