- Publicidade -
17.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Febre em cães e gatos

- Publicidade -

febre-500x281Um dos principais parâmetros para avaliar a saúde de um animal é a temperatura corporal. O aumento dessa temperatura é reconhecido como febre, e é um dos fatores que mais preocupa os proprietários.

Primeiramente vamos entender o que é a febre. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a febre não é por si só uma doença. É um sinal de que o organismo está tentando combater algo de errado que está ocorrendo.A temperatura corporal é elevada para que as células de defesa funcionem melhor.

- Publicidade -

A febre ocorre em casos de inflamação ou infecção. Normalmente, vem acompanhada de outros sintomas como falta de apetite, desânimo e indisposição. Um proprietário atencioso consegue perceber esses sinais antes até que apareçam sintomas como vômito, diarréia ou algum outro.

O método mais eficiente para saber se um animal tem febre é o uso de termômetro via retal. Esqueça aquelas histórias de focinho quente, seco ou úmido. Nada disso é confiável. Os animais tem temperatura normal acima da nossa.

- Publicidade -

A febre não deve ser ignorada. Em caso de suspeita, leve seu animal ao médico veterinário. Mais importante que controlar a febre é descobrir sua causa e tratá-la diretamente. Não dê medicações humanas a não ser que sejam recomendadas diretamente pelo médico veterinário. E lembre-se que a administração de medicamentos pode mascarar sintomas, dificultando o diagnóstico do verdadeiro problema.

*A autora é médica veterinária.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!