- Publicidade -
24.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

DME Distribuição orienta sobre os cuidados na hora de soltar pipa

- Publicidade -
É importante soltar pipa apenas em locais abertos
É importante soltar pipa apenas em locais abertos

Nesta época do ano, marcada pelos ventos mais intensos, é comum ver pipas coloridas enfeitando o céu azul quase sem nuvens, já que a garotada aproveita o período de férias escolares para se divertir.

Por isso, a DME Distribuição alerta para os cuidados que devem ser tomados na hora da brincadeira, principalmente no que diz respeito à rede elétrica.

- Publicidade -

O primeiro alerta é quanto ao uso cerol, mistura cortante feita de vidro moído e cola, utilizado para cortar a linha de outra pipa, que pode causar acidentes, principalmente para ciclistas e motociclistas. Também é preciso ter cuidado na hora de confeccionar a pipa, evitando o uso de materiais condutores de eletricidade, como linhas metálicas e papéis metalizados.

Outro cuidado importante diz respeito ao local adequado para a brincadeira. O ideal é procurar parques e campos abertos, onde não haja risco de contato com a fiação elétrica.  “Geralmente quando a pipa enrosca nos fios, as crianças acabam puxando a linha para tentar soltar e isso pode causar um curto-circuito e provocar uma descarga elétrica, principalmente se a linha tiver cerol. Esse é um risco que pode ser evitado se brincarem longe da rede”, esclarece Marco César Castro de Oliveira, gerente de distribuição da DMED.

- Publicidade -

O gerente explica ainda que quando há um curto-circuito, pode ocorrer interrupção no fornecimento de energia. No ano passado foram registrados 13 incidentes com desligamento envolvendo pipas na rede elétrica. “Infelizmente esses incidentes são bastante comuns, principalmente no período das férias, e dependendo do caso, o fornecimento é interrompido. Por isso, é importante alertar as pessoas sobre as formas e locais mais seguros para as crianças brincarem”, explica.

Para orientar a população, a DMED lançou essa semana a campanha ‘Solte Pipa com Segurança’, com filme educativo para as TVs locais, informativos para rádios e também divulgação nas redes sociais da concessionária. A ideia é chamar a atenção, principalmente das crianças e adolescentes, sobre como a brincadeira pode ser mais divertida se for feita de maneira segura.

- Publicidade -

Dicas para soltar pipa com segurança

Não solte pipa próximo das redes elétricas. Procure sempre lugares abertos, como parques e campos de futebol;

Não tente tirar as pipas que enroscam na fiação, pois isso pode causar acidentes ou até mesmo provocar interrupções no fornecimento de energia elétrica;

Não use linhas metálicas, papel laminado e cerol, pois são condutores de energia elétrica e podem causar acidentes, como corte de cabos e curtos- circuitos;

Não empine pipa quando estiver chovendo ou relampejando, pois há risco maior de descargas elétricas;

Não tente subir em postes e nem entre em subestações para resgatar uma pipa, pois são áreas onde há grande risco de choque elétrico.

Fonte: ACS DMED

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!