- Publicidade -
19.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Conferência Municipal de Cultura acontece nesta quinta

- Publicidade -
Artistas, produtores, gestores culturais e população estão convidados a participar da conferência
Artistas, produtores, gestores culturais e população estão convidados a participar da conferência

A 3ª Conferência Municipal de Cultura será realizada no Espaço Cultural da Urca nos dias 27 e 28 de junho. A abertura acontece nesta quinta-feira, às 19h, com a presença do prefeito Eloísio Lourenço. A classe artística local, gestores culturais e comunidade estarão reunidos para debater quatro eixos temáticos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural;  Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura como Desenvolvimento Sustentável. As discussões prosseguem na sexta-feira com palestra do consultor da Unesco, Alysson Amaral, apresentação de propostas e eleição de delegados para a Conferência Estadual de Cultura.

O Ministério da Cultura (Minc) propôs o tema ‘Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura’ , que vem de encontro com a implementação do Sistema Municipal de Cultura em Poços de Caldas. “A realização da Conferência Municipal de Cultura é parte integrante dos eixos que norteiam a implementação do Sistema Municipal de Cultura em Poços de Caldas e do plano de trabalho recomendado pelo Ministério da Cultura”, explica o diretor do Departamento de Cultura, João Alexandre Moura.

- Publicidade -

O Departamento de Cultura da Secretaria de Turismo e Cultura e o Conselho Municipal de Cultura vêm debatendo desde o início do ano o Sistema Nacional de Cultura (SNC) não apenas como política de governo, mas como uma política de Estado, buscando deixar um legado para as próximas gerações e autonomia financeira e institucional participativa da área cultural.

Em reunião  realizada na última semana, na representação do Minc em Belo Horizonte, o município solicitou e foi atendido para que o consultor de cultura da Unesco para o SNC, Alysson Amaral esteja acompanhando os trabalhos da Conferência e ministre palestra sobre a importância do Sistema Municipal de Cultura, relata Gustavo Dutra, coordenador de Equipamentos Culturais.

As inscrições estão abertas no Departamento de Cultura no Espaço Cultural da Urca das 12h às 18h. Artistas, produtores, gestores culturais e população em geral estão convidados e podem se inscrever também neste link.

Programação da 3º Conferência Municipal de Cultura:

27 de junho – Quinta-feira

19h      Abertura

19h30 Momento artístico

19h45  Explanação sobre a situação do Município na adesão ao SNC

20h      Apresentação da Programação do Julho Fest 2013

20h30   Lançamento do Programa Autoral

21h      Apresentação da dinâmica da Conferência

28 de junho – Sexta-feira

8h        Credenciamento

8h30    Café

9h        Apresentação do Regimento Interno para aprovação

9h15    Vídeos institucionais

10h      Palestra com Alysson Amaral – Consultor de Cultura da Unesco para SNC.

10h30  Grupos de Trabalho

12h      Almoço

14h      Apresentação e definição das propostas dos Grupos de trabalho

16h      Eleição dos delegados locais

Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!