- Publicidade -
17.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Encontro regional discute acessibilidade

- Publicidade -
AACD é uma das entidades que fazem parte do CONPED
AACD é uma das entidades que fazem parte do CONPED

Na próxima quinta-feira, 13, Poços de Caldas será sede do Encontro da Frente Sul Mineira de Defesa da Pessoa com Deficiência. Devem participar membros do CONPED, Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, além de vereadores e deputados de Poços de Caldas e região.

A Frente está percorrendo o sul de Minas para definir quais as prioridades em cada local. O primeiro objetivo dos encontros é que todas as cidades tenham conselhos para defender os interesses dos deficientes. Além disso, nos municípios que já são estruturados, a implementação de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

- Publicidade -

O vereador Rogério Carrilo (PT) esteve no evento realizado em Varginha, no final de fevereiro, e vai participar do encontro local para ajudar na organização dessa causa. “O portador de deficiência tem limitações, basta ver as nossas calçadas. Uma pessoa com deficiência visual tem dificuldade. É uma parcela da sociedade que precisa de atenção. O poder público tem que fazer a sua parte, mas os conselhos podem ajudar muito na hora de fiscalizar, de cobrar, de verificar se as leis estão sendo obedecidas ou não.”

Poços de Caldas

- Publicidade -

O CONPED de Poços de Caldas é formado por representantes de cinco entidades: ADEFIP, AACD, Escola Municipal Dr. Tarso de Coimbra, AADV e APAE. O presidente Carlos Armani explica que as políticas públicas vão além da acessibilidade. “Buscamos a inclusão dos portadores de deficiência nas áreas de saúde, transporte, lazer, educação e trabalho.”

Apesar de haver problemas, Poços de Caldas já avançou em algumas questões, como a inclusão nas escolas municipais. O destaque é para o programa “Caminhando Todos Juntos”, que foi premiado pelo governo federal no ano passado. O objetivo é garantir que o aluno portador de alguma deficiência tenha ao lado um cuidador para ajudar em atividades como alimentação, locomoção e higiene.

- Publicidade -
As principais reivindicações atuais são em relação ao transporte gratuito e à mobilidade. O conselho luta para que os deficientes carentes possam utilizar o transporte coletivo gratuitamente, com a presença de um acompanhante. Além disso, mais traffic calmings podem ajudar os cadeirantes a atravessarem as ruas centrais. “Precisamos de traffic calmings nas ruas transversais à Assis Figueiredo, como Rio de Janeiro e São Paulo. Facilita não só a locomoção de deficientes, mas também de gestantes e idosos”, explica o presidente do CONPED.
Serviço
17º Encontro da Frente Sul Mineira dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Data: 13 de junho
Horário: a partir das 08h
Local: Palace Hotel
Programação:

8:00 = Abertura do Encontro,com cadastramento e café da manhã.

9:00 = Composição : Presidente do Conpede,prefeito, Dep Federal, Dep Estadual, Vereador, Presidente do conselho Itajubá e Varginha.).

9:30 =O presidente do Conpede , agradece a presença da mesa e de todos presentes.e pergunta se alguém da mesa quer falar.

9:45 =Apresentação da Dança de cadeira Adefip, Coral AADV

10:00 =Palestra da Promotora Gabriela,sobre a e atuação da promotoria da pessoa com deficiência.

10:15 : Palestra da Ana Lucia Oliveira ( representante da Caade e Presidente da Comissão da pessoa com deficiência da seccional OAB MG)

10:45 = Palestra Ver. Leonardo Campos , sobre o projeto da aposentadoria do deficiente. ( a confirmar)

11:15= Perguntas

11:30 = Lanche

12:00 = Palestra Professor Flavio, sobre a lei do passe livre.

12:30 =Debate

13:30 =Apresentação Banco do Brasil

13:45 = Apresentação Freedom.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!