- Publicidade -
17.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Coprofagia, o que é isto??

- Publicidade -

Coprofagia é o ato de comer fezes. O que é extremamente nojento para os seres humanos é relativamente comum entre os cães.  Esse pode ser um comportamento instintivo, já que cães selvagens costumam ingerir fezes de ruminantes quando comem suas vísceras.

Outro motivo para esse comportamento pode ser nutricional. Se o animal come uma ração ruim podem faltar nutrientes e ele tenta compensar essa falta comendo fezes; ou quando ele come apenas uma vez ao dia sua digestão pode ser prejudicada. Desta forma, nas fezes estarão presentes restos de alimentos não digeridos.

- Publicidade -

Alguns problemas de saúde também podem acarretar esse comportamento, como a pancreatite, deficiência de enzimas digestivas e síndrome da má digestão, que tem o mesmo mecanismo dos cães que comem apenas uma vez ao dia.

A limpeza do ambiente também pode ser motivo para ingestão de fezes. Cadelas comem as fezes dos filhotes para manter o ninho limpo. Por observação dos donos limpando o ambiente, os animais podem seguir o exemplo e também por já terem levado muitas broncas por defecar no lugar errado.

- Publicidade -

A falta do que fazer ou o estresse também podem levar a esse comportamento.  E ainda são formas do animal ganhar atenção do seu dono. Mesmo que seja para levar bronca, naquele momento o dono se lembrou dele.

Porém, em grande parte dos casos a causa não é determinada. O importante é verificar se não há nenhum problema de saúde e manter o ambiente sempre limpo. Existem tratamentos disponíveis, mas nem sempre isso será o suficiente, pois a coprofagia envolve causas orgânicas e comportamentais. Se seu animal está passando por isso, verifique com seu veterinário qual a melhor opção para o seu cãozinho.

- Publicidade -

*A autora é médica veterinária.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!