- Publicidade -
16.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

O que fazer se o pet tiver uma convulsão?

- Publicidade -

cachorrook-500x375A convulsão é um “curto-circuito” na atividade elétrica normal dos nervos. Neste momento o animal perde o controle do seu corpo. Ele pode cair, chorar, agitar as patas descontroladamente, perder a consciência e urinar e defecar involuntariamente. Apesar do aspecto assustador, normalmente a crise dura entre segundos e minutos. As convulsões são mais comuns em cães do que em gatos.

As causas da convulsão podem ser: pancada na cabeça, acidente de carro, queda, baixa taxa de açúcar ou cálcio no sangue, alguns tipos de envenenamento, problemas renais ou hepáticos, tumores no cérebro ou ainda podem ser hereditárias.

- Publicidade -

Se isso ocorrer com seu animalzinho, leve-o para um local seguro, longe de locais onde ele possa cair ou de coisas onde ele possa bater. Eles não conseguem engolir a língua por isso não tente segura-la, pois você pode acabar mordido. Cubra seu animal para eliminar estímulos externos como barulhos e luz até que a convulsão termine. O mais importante é evitar que ele se machuque.

Procure um médico veterinário o mais rápido que puder. Devem ser realizados exames para descobrir a origem da convulsão e, se necessário, começar o tratamento o quanto antes. Apesar de normalmente a convulsão não levar à morte diretamente, ela desgasta o organismo como um todo. Se não for tratada, poderão ocorrer conseqüências que afetam a qualidade de vida do animal.

- Publicidade -

*A autora é médica veterinária.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!