- Publicidade -
17.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Sonora Brasil chega a Poços de Caldas

- Publicidade -
Duo Cancionância se apresenta na segunda-feira, 03
Duo Cancionância se apresenta na segunda-feira, 03

Nesta segunda-feira (03), Poços de Caldas integra o lançamento nacional da 16ª edição do Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais, maior projeto e circulação musical do país. O evento acontece às 20h, no Salão Nobre do Sesc Poços de Caldas, localizado na Rua Paraná, 229, Centro, Poços de Caldas. Serão 450 concertos, em 128 cidades; a maioria distante dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando à formação de plateia.

O biênio 2013/2014 tem como temas Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, e Tambores e Batuques, que serão desenvolvidos por grupos regionais. O primeiro tema traz à tona a força do compositor brusquense Edino Krieger, de grande importância para o desenvolvimento da música no Brasil, que teve reconhecida atuação também como crítico e produtor musical. Edino é o criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, que em 2013 chegam à 20ª edição. Já o segundo tema apresenta manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas que têm o tambor como um elemento fundamental e, em alguns casos, sagrado.

- Publicidade -

Em 2013, o mote Tambores e Batuques será apresentado no estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea segue pelos estados das regiões Sul e Sudeste. Em 2014, acontece a inversão, para que os grupos concluam o circuito nacional.

O evento de abertura do projeto em Poços de Caldas conta com o concerto do Duo Cancionância ( MS / RS ). A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados antecipadamente central de atendimento do Sesc. O Duo Cancionâncias tem se dedicado à difusão do repertório de música brasileira e latinoamericana do século 20, com especial atenção aos compositores contemporâneos. Formado pela soprano Manuelai Camargo e pelo violonista Cyro Delvizio (ambos mestres em música pela UFRJ e com carreiras solo além do trabalho conjunto), vem se consolidando desde 2007 no cenário musical, especialmente na cidade do Rio de Janeiro. A dupla se dedica intensamente à interpretação da obra de Edino Krieger, que tem acompanhado de perto essa produção e as transcrições de obras originalmente escritas para canto e piano.

O Sonora Brasil tem a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando qualidade das obras e de seus intérpretes. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo Sonora Brasil cerca de 60 grupos, em mais de 3.500 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 500 mil espectadores.

Saiba mais sobre o sonora Brasil e confira a programação completa no www.sesc.com.br/sonorabrasil.

Fonte: ACS Sesc

Foto: site oficial Duo Cancionância

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!