- Publicidade -
16.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Banho é bom!

- Publicidade -
Banhos são importantes para higiene e saúde do animal
Banhos são importantes para higiene e saúde do animal

Uma das grandes dúvidas dos proprietários de cães e gatos é se eles devem tomar banho e com qual freqüência. O banho não é apenas um tratamento estético, ele é importante para manter a higiene e a saúde do seu animalzinho. Durante o banho podem ser observadas a presença de ectoparasitas como pulgas e carrapatos, e ainda de lesões na pele que ficam escondidas em animais de pelagem densa.

A freqüência dos banhos varia de acordo com a pelagem do animal e seu estilo de vida, se vive dentro ou fora de casa. Geralmente animais de pelagem curta precisam de banhos menos frequentes, de 15 dias a 1 mês de intervalo, enquanto animais de pelagem longa podem precisar tomar banhos semanais para não criar nós. O intervalo entre os banhos nunca deve ser menor que uma semana, pois esse é o período que a pele leva para formar sua camada de proteção natural, desta forma a pele fica desprotegida e susceptível a infecções.

- Publicidade -

Os banhos devem sempre ser feitos com produtos específicos para os pets e água morna. Depois os animais devem ser secos adequadamente, pois a secagem mal feita leva ao famoso cheiro de cachorro molhado, além de facilitar a entrada de infecções fúngicas e bacterianas na pele.

Até mesmo os gatos podem tomar banho, desde que isso não seja estressante para eles. Cada animal deve ser avaliado individualmente. As raças de pelagem longa precisam de escovação freqüente e ainda podem precisar ser tosadas de vez em quando.

- Publicidade -

Principalmente no outono/inverno, os cuidados com o banho devem ser redobrados para não deixar o animal susceptível a doenças respiratórias. Nos casos que o animal não deixar ser banhado em casa ou tiver medo de secador, a melhor opção é procurar um pet shop que possa realizar esse serviço. Afinal, todo mundo gosta que seu pet esteja bonito e cheiroso. Mas o mais importante é que ele esteja saudável também.

*A autora é veterinária.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!