- Publicidade -
16.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Santa Casa realiza aula sobre Doença de Gaucher

- Publicidade -

Na quinta-feira, 16, a Santa Casa de Poços de Caldas promove uma aula sobre a  Doença de Gaucher, raro distúrbio metabólico genético que resulta no acúmulo de substâncias gordurosas no baço, fígado, medula óssea, nos pulmões e em alguns casos no cérebro. A aula acontece a partir das 14h no Espaço Acadêmico da Santa Casa.

A aula será ministrada pelo Dr. Marcelo Soares Kerstenetzky, médico pediatra e hepatologista infantil, coordenador do CETREIM – Centro de Tratamento em Erros Inatos do Metabolismo, do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, de Recife – PE e é voltada a enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos e alunos de medicina.

- Publicidade -

Os participantes serão orientados sobre o diagnóstico e tratamento da doença, e poderão esclarecer todas as dúvidas sobre o tema. Em Minas Gerais, 30 pessoas foram diagnosticadas com a doença e em Poços de Caldas são conhecidos três casos.

Sobre a Doença de Gaucher

- Publicidade -

A doença de Gaucher foi identificada pela primeira vez em 1882 pelo médico francês Philipe Gaucher. É uma doença genética, rara e em que se acumulam substâncias gordurosas no baço, fígado, na medula óssea e em alguns casos até no cérebro.  O acúmulo dessas substâncias deve-se à falta ou deficiência da enzima glucocerebrosidase, que está envolvida na quebra e no metabolismo de lipídeos, e mais especificamente da glucosilceramida. Pode ser classificada em tipo 1, tipo 2 e tipo 3, sendo a Doença de Gaucher tipo 1 a mais comum. O tratamento mais eficaz até o momento é realizado através da Terapia de Reposição Enzimática (TER), mensalmente administrado aos pacientes, via endovenosa, proporcionando assim, uma boa qualidade de vida.

Serviço:

- Advertisement -

Aula: Doença de Gaucher- Diagnóstico e Tratamento

Data: 16.05

Horário: 14h

Local: Espaço Acadêmico da Santa Casa

Informações: 3729-6069

Todos os participantes receberão certificado.

Fonte: ACS Santa Casa da Misericórdia de Poços de Caldas

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!