- Publicidade -
16.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Mitos sobre a Castração

- Publicidade -
Mitos sobre a Castração
Mitos sobre a Castração

A castração é uma cirurgia importante para o controle populacional de cães e gatos, assim como na prevenção de vários problemas de saúde. Por isso, é bom saber o que é verdadeiro ou não do que ouvimos sobre essa cirurgia.

As cadelas precisam ter pelo menos um cio ou pelo menos uma cria antes da castração?

- Publicidade -

Mito.  Hoje em dia é comum a prática da castração precoce, realizada antes do primeiro cio. Os hormônios que o animal deixa de produzir quando é castrado não provocam nenhuma conseqüência negativa para o animal. Pelo contrário, a castração precoce previne tumores de mama e problemas ovarianos e uterinos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as cadelas não ficam frustradas por não terem filhotes.

Os animais engordam depois da castração?

- Publicidade -

Mito. É verdade que eles tem uma tendência maior a engordar, mas isso só acontecerá se sua alimentação não for adequada para seu peso. Portanto, a culpa é muito mais do proprietário que fica com dó e superalimenta o animal do que da cirurgia em si.

A castração mutila o animal?

- Publicidade -

Mito. A cirurgia de castração é simples e de rápida recuperação. Os animais não sofrem psicologicamente por não poder cruzar ou ter filhotes.

A castração diminui a marcação de território dos machos?

Verdade.  O comportamento de urinar um pouquinho em cada canto diminui com a castração. Esse problema só não é eliminado quando o animal é castrado numa idade avançada e o hábito já está instalado.

A castração deixa o animal mais calmo?

Verdade. Em geral, os animais castrados apresentam um comportamento mais tranqüilo que os animais inteiros. Mas isso não significa que o animal se tornará letárgico ou deixará de brincar.

É sempre bom lembrar que cada caso é diferente. Converse com seu veterinário sobre o melhor momento para realizar a castração do seu animalzinho e tire todas as suas dúvidas, sem ficar acreditando em mitos que ouvimos por aí.

*A autora é médica veterinária.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!