- Publicidade -
16.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Meu cão pode ficar gripado?

- Publicidade -

28A resposta é sim. Principalmente nessa época do ano, mais fria e seca, os cães estão mais susceptíveis a doenças respiratórias. A gripe canina também é chamada de tosse dos canis. Ela pode ser causada pelos vírus Adenovírus ou Parainfluenza ou ainda por uma bactéria chamada Bordetella bronchiseptica. A doença pode ser causada por um desses agentes isolados ou pela combinação deles. Como o próprio nome diz, a tosse dos canis normalmente é contraída em locais de aglomeração de cães, como pet shops, e locais públicos como praças e parques que aceitam cães.

Os principais sintomas da gripe são tosse seca, espirros, secreção nasal e ocular, podendo estar presente um quadro de febre e falta de apetite. Quando ela não é tratada, pode evoluir para doenças mais severas como a pneumonia e sinusite. Só um médico veterinário pode avaliar o quadro do seu animal e indicar o melhor tratamento, pois cada caso é diferente. E estes sintomas também estão em outros tipos de doenças como problemas cardíacos e viroses como a cinomose.

- Publicidade -

Esta doença é contagiosa. Se você tiver mais de um cão em casa é possível que, se um deles ficar doente, todos contraiam a doença. Devemos sempre lembrar que cada animal tem um grau diferente de proteção imunológica e disto depende a gravidade dos sintomas que cada um vai apresentar.

A boa notícia é que há prevenção para esta doença, já existem vacinas contra esses agentes. Basta você conversar um médico veterinário de sua confiança e manter todas as vacinas do seu cãozinho em dia. Por isso não é necessário deixar de levar seus cães no pet shop ou para passear nessa época do ano. Com os devidos cuidados podemos passar o inverno tranquilos.

- Publicidade -

*A autora é média veterinária.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!