- Publicidade -
21.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Margarita Morales recebe obras emergenciais

- Publicidade -
Hospital será transformado em UPA 1
Hospital será transformado em UPA 1

O Hospital Municipal Margarita Morales, localizado no Conjunto Habitacional dr Pedro Affonso Junqueira, está recebendo nova pintura. Em janeiro, a nova direção do hospital encontrou diversos problemas como cadeiras de soroterapia em péssimas condições de uso, mobiliários antigos e corroídos pela ferrugem, infiltrações e mofo.

Além da pintura, outras intervenções foram realizadas, como troca de telhas para interromper as infiltrações. Receberam pintura os pontos mais críticos, como recepção, sala de triagem e quartos de observação.

- Publicidade -

O hospital, que atende toda a região sul, conta com três serviços. O Pronto Atendimento, que funciona 24 horas por dia; um Ambulatório de Especialidades, que funciona no período diurno, de segunda a sexta feira; e uma Farmácia Regional, que atende aos moradores da região.

Toda a  despesa do hospital é mantida com recursos próprios do município, incluindo aí folha de pessoal, materiais de consumo e manutenção constante do local. Diante da situação,  a Secretaria Municipal de Saúde está buscando recursos junto ao Ministério da Saúde, para custeio do atendimento de urgência e emergência, através de projeto que transforma o Pronto Atendimento do Hospital em UPA porte 1 (Unidade de Pronto Atendimento), em conformidade com as exigências do Ministério da Saúde.

- Publicidade -

“Para isso, será necessário readequar o fluxo e as dependências do Pronto Atendimento, de modo que a recepção, os consultórios, os leitos de observação, a chegada das ambulâncias, a sala de procedimentos e o fluxo dos pacientes estejam de acordo com  uma Unidade de Pronto Atendimento”, informa a secretária municipal de Saúde, dra Aparecida Linhares Pimenta. Uma equipe da secretaria já está trabalhando no projeto de adequação física do hospital.

“Esta alteração irá melhorar a forma de atendimento do hospital, vamos  ganhar com isso, pois  assim teremos um atendimento de melhor qualidade não só para os usuários do SUS mas também para os profissionais que ali trabalham”, destaca o diretor administrativo Clayton Gonçalves. Quando a UPA for habilitada, o local passará a receber recursos próprios do Ministério da  Saúde para subsidiar o custeio e manutenção.

- Publicidade -

Além disso, as mudanças no fluxo estão sendo discutidas e serão implementadas gradativamente, enquanto o processo junto ao Ministério da Saúde está em andamento.

Outras melhorias foram implantadas também no Núcleo de Especialidades, que agora passou a contar com o serviço de Eletrocardiograma. Com isso, não será mais necessário encaminhar os pacientes da zona sul para o centro, assim redistribuíram-se as vagas entre UBS – Centro (Rua Amazonas) e Cohab. “Este serviço é fundamental para os pacientes que necessitam dos laudos, principalmente aqueles que vão realizar cirurgias. O resultado do eletrocardiograma sai em dez minutos, com isso o paciente deixa o local com o resultado em mãos já pronto para retornar ao médico solicitante”, diz o diretor, que foi membro do Conselho Municipal de Saúde por sete anos, representando os usuários do SUS.

Fonte: ACS Prefeitura Municpal de Poços de Caldas

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!