- Publicidade -
21 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Santa Casa realiza 1ª Caminhada de Prevenção e Combate ao Câncer

- Publicidade -

4No próximo sábado, 06, a Santa Casa de Poços de Caldas, através da UNACON- Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia – realiza a 1ª Caminhada de Prevenção e Combate ao Câncer. O evento será realizado em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado no dia 08 de abril e que faz parte do calendário da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A concentração será na Praça do Museu a partir das 9 horas e seguirá até o Parque Municipal Antônio Molinari. Serão distribuídos folhetos explicativos e uma equipe de saúde realizará aferição de pressão. Na chegada, a equipe de atletas da ‘Pé Q Voa’, parceira do evento, realizará uma atividade de alongamento com os participantes.

- Publicidade -

A ação é voltada a toda a população de Poços de Caldas com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os fatores de risco e prevenção ao câncer. “Nós queremos ressaltar a importância da prevenção, da realização de exames de rotina e também orientar os pacientes a conhecer o histórico familiar de doenças. O diagnóstico precoce é fundamental, pois quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores serão as chances de cura”, ressalta  Juliana Regina Ferreira Carlos, nutricionista da UNACON e coordenadora de campanhas de prevenção.

A Caminhada de Prevenção e Combate ao Câncer da Santa Casa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, da Banda Marcial da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, e da Assessoria de Corrida Pé Q Voa.

- Publicidade -

Sobre a UNACON

A Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) da Santa Casa foi criada em 2003 para oferecer atendimento a pacientes com câncer de Poços e de outras 80 microrregiões. A Unidade atende os mais diversos tipos de câncer e conta com uma equipe com mais de 20 médicos, além do suporte da equipe multidisciplinar do hospital composta por nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo.

- Publicidade -

Atualmente, a UNACON realiza cerca de 2500 atendimentos por mês, 1000 sessões de quimioterapia e uma média de 80 cirurgias de alta complexidade em oncologia.

O câncer no Brasil e no mundo

O aumento do número de casos de câncer tem preocupado profissionais e autoridades da área da saúde.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar da Silva (INCA) estima-se que em 2013 surgirão 520 mil novos casos de câncer no Brasil.

Entre os tipos mais incidentes estão o câncer de próstata, com cerca de 60 mil novos casos, o câncer de mama, com aproximadamente de 50 mil novos casos e o câncer de colo do útero, com mais de 17 mil novos casos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em 2030 serão registrados 27 milhões de novos casos de câncer, com 17 milhões de mortes pela doença.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!